Alciara Lima | 10 de mai. 2 min para ler

Alciara Lima | 10 de mai. 2 min para ler

MELASMA

Melasma

O Melasma incomoda você? Saiba como atenuar as manchas do seu rosto.

O melasma é uma condição que afeta a autoestima e a qualidade de vida de várias mulheres no mundo inteiro. As queixas mais frequentes são as manchas escuras no rosto, as quais aparecem devido a uma hiperpigmentação da pele, quase sempre decorrente de alterações hormonais ou exposição solar sem proteção.

Olhar no espelho todas as manhãs pode ser um grande pesadelo para a mulher que tem melasma. Além disso, o desconforto aliado à vergonha pode prejudicar imensamente a vida pessoal e profissional dessa pessoa. Não raro, a pessoa que sofre com melasma se isola ou evita o contato visual.

Apesar de alterar a coloração da pele, as manchas provocadas pelo melasma não causam outros sintomas, porém são uma forte ameaça à saúde emocional da mulher. Em muitos casos, pode desencadear ansiedade e depressão.

A boa notícia é que essas manchas tão indesejadas podem ser minimizadas com tratamentos inovadores e com a ajuda de seu médico dermatologista.

O tratamento também exige cuidados diários com a pele

O Melasma provoca o aparecimento de manchas escurecidas na pele principalmente na região da face, incluindo testa, bochechas, lábio superior e queixo. Pode estar relacionado a diversos fatores, como a predisposição genética, gestação, uso de anticoncepcionais e exposição à luz solar.

Atualmente, com evolução tecnológica dos tratamentos na área da dermatologia, é possível minimizar as manchas do melasma através de diversos procedimentos. Peelings químicos, lasers e sessões de microagulhamento chegaram para dar um up nos tratamentos convencionais, até então feitos apenas com cremes clareadores.

Contudo, quem tem melasma precisa tomar alguns cuidados preventivos, como evitar a exposição ao sol e ao calor, pois a luz ultravioleta ativa os melanócitos, células que produzem a melanina, pigmento que dá cor à pele.

O uso constante de vitaminas C também auxiliam a prevenir novas manchas, além de agir como excelentes antioxidantes, ajudam a potencializar os efeitos do protetor solar, imprescindível para quem tem melasma.

Se você notou o aparecimento de alguma mancha no rosto, não espere ela escurecer, procure imediatamente um médico dermatologista e inicie seu tratamento de forma segura.

Compartilhe nas redes sociais: